O GPS CNN deste sábado (8) aponta que 68% das pessoas preferem que o governo equilibre as contas públicas por meio de cortes de gastos invés aumentar a arrecadação aumentando impostos.
Segundo o levantamento do relatório Latam Pulse, a iniciativa conjunta entre AtlasIntel e Bloomberg, 58% concordam totalmente com esta alternativa, enquanto 10% dizem apenas concordar. Na outra ponta, 2% discordam e 13% discordam totalmente.
Ao olhar para a maneira como o governo Lula está lidando com o controle de gastos, 38% veem um desempenho péssimo e 11% ruim. Outros 23% dizem que a responsabilidade fiscal do governo é ótima e 17% veem como boa. 11% dos entrevistados apontam como regular.
A pesquisa ainda aponta que 55% dos entrevistados concordam totalmente que o governo precisa respeitar um limite de gastos, mesmo que isso signifique cortar despesas com benefícios sociais.
Outros 5% concordam, enquanto 10% discordam e 17% discordam totalmente.
Avaliação do governo Lula
O relatório Latam Pulse indica que 51,4% dos brasileiros desaprovam a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao olhar especificamente para o manejo da economia, a avaliação é tão negativa quanto.
Quando o assunto é a redução da pobreza e as políticas sociais adotadas pelo governo, 38% classificam o desempenho como péssimo e 8% como ruim. Outros 38% veem as ações do governo nesse sentido como ótimas, 7% como boas e 9% como regulares.
Já sobre as facilidades para negócios e a carga tributária no país, 23% acham que o desempenho é ótimo e 17% que é bom. Outros 15% veem como regular e 3% como ruim. Os 43% restantes acham que este cenário é péssimo atualmente.
Veja os 5 sinais de que as contas públicas do Brasil estão em risco
Link original