Trump ordena investigação de novas tarifas sobre importações de cobre

Trump ordena investigação de novas tarifas sobre importações de cobre

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abriu mais uma frente nesta terça-feira (25) em seu ataque às normas do comércio global, ordenando uma investigação sobre possíveis novas tarifas em importações de cobre, para reconstruir a produção norte-americana do metal crítico.

O cobre é usado em veículos elétricos, equipamentos militares, redes de energia e bens de consumo.

Tentando impedir o que seus assessores consideram um movimento da China para dominar o mercado mundial de cobre, Trump assinou um decreto na Casa Branca ordenando que o secretário do Comércio, Howard Lutnick, comece uma investigação de segurança nacional, de acordo com a Seção 232 da Lei de Expansão Comercial de 1962.

É a mesma lei que Trump usou em seu primeiro mandato para impor tarifas globais de 25% sobre aço e alumínio.

Uma autoridade da Casa Branca, falando com repórteres sob condição de anonimato, disse que uma possível tarifa seria determinada pela investigação, acrescentando que Trump prefere tarifas a cotas.

Segundo o assessor comercial da Casa Branca, Peter Navarro, a investigação seria finalizada rapidamente, “no tempo de Trump”.

Navarro afirmou que a China está usando subsídios estatais e influência econômica para ganhar controle sobre a produção global de cobre, da mesma forma que agora domina a produção de aço e alumínio.

Os países que mais podem ser afetados por tarifas dos EUA sobre o cobre são Chile, Canadá e México – principais fornecedores de cobre refinado e artigos de cobre em 2024, segundo dados do Censo.



Link original
Publicações relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.