As bolsas europeias operam majoritariamente em baixa na manhã desta sexta-feira (28), ampliando perdas da sessão anterior, pressionadas ainda por preocupações com a ofensiva tarifária do governo Trump.
Por volta das 6h40 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 caía 0,35%, a 555,16 pontos.
Ontem, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que a proposta de tarifar importações do México e Canadá em 25% entrará em vigor no dia 4 de março, após um adiamento de um mês, com o argumento de que ambos os países não conseguiram reduzir o fluxo de drogas para o território americano. Trump também prometeu impor tarifas adicionais de 10% a produtos da China, além da tarifação de 10% já implementada em 4 de fevereiro.
Na quarta-feira (26), Trump já havia ameaçado tarifar carros e outros produtos da União Europeia (UE) em 25%.
As ações de montadoras europeias tinham queda de 1% no horário acima, estendendo queda de ontem, enquanto as de tecnologia recuavam 1,2%, após o ultimo balanço da estrela da IA americana Nvidia falhar em impressionar os investidores.
Na Europa, o balanço anual do Casino também decepcionou. Em Paris, a ação do grupo varejista francês – que é acionista no Grupo Pão de Açúcar (GPA), tombava quase 12%.
Nas próximas horas, investidores vão acompanhar dados de inflação da Alemanha e dos EUA. Mais cedo, pesquisa mostrou que as vendas do setor varejista alemão cresceram 0,2% em janeiro, superando previsão de alta de 0,1%.
Às 6h55 (de Brasília), a Bolsa de Paris caía 0,28% e a de Frankfurt recuava 0,28%, enquanto a de Londres ensaiava recuperação, com alta de 0,09%. As de Milão e Lisboa tinham perdas de 0,07% e 0,28%, respectivamente. Já a de Madri subia 0,17%.
Link original