Bolsas da Europa ampliam perdas após Trump reforçar política tarifária

Bolsas da Europa ampliam perdas após Trump reforçar política tarifária

As bolsas europeias operam majoritariamente em baixa na manhã desta sexta-feira (28), ampliando perdas da sessão anterior, pressionadas ainda por preocupações com a ofensiva tarifária do governo Trump.

Por volta das 6h40 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 caía 0,35%, a 555,16 pontos.

Ontem, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que a proposta de tarifar importações do México e Canadá em 25% entrará em vigor no dia 4 de março, após um adiamento de um mês, com o argumento de que ambos os países não conseguiram reduzir o fluxo de drogas para o território americano. Trump também prometeu impor tarifas adicionais de 10% a produtos da China, além da tarifação de 10% já implementada em 4 de fevereiro.

Na quarta-feira (26), Trump já havia ameaçado tarifar carros e outros produtos da União Europeia (UE) em 25%.

As ações de montadoras europeias tinham queda de 1% no horário acima, estendendo queda de ontem, enquanto as de tecnologia recuavam 1,2%, após o ultimo balanço da estrela da IA americana Nvidia falhar em impressionar os investidores.

Na Europa, o balanço anual do Casino também decepcionou. Em Paris, a ação do grupo varejista francês – que é acionista no Grupo Pão de Açúcar (GPA), tombava quase 12%.

Nas próximas horas, investidores vão acompanhar dados de inflação da Alemanha e dos EUA. Mais cedo, pesquisa mostrou que as vendas do setor varejista alemão cresceram 0,2% em janeiro, superando previsão de alta de 0,1%.

Às 6h55 (de Brasília), a Bolsa de Paris caía 0,28% e a de Frankfurt recuava 0,28%, enquanto a de Londres ensaiava recuperação, com alta de 0,09%. As de Milão e Lisboa tinham perdas de 0,07% e 0,28%, respectivamente. Já a de Madri subia 0,17%.

 



Link original
Publicações relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.