A China solicitou consultas para uma disputa na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as “tarifas recíprocas” dos Estados Unidos, informou o órgão comercial nesta terça-feira (8).
De acordo com o órgão, a China alega que as medidas são inconsistentes com as obrigações dos Estados Unidos sob várias disposições do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) de 1994, do Acordo sobre Valoração Aduaneira e do Acordo sobre Subsídios e Medidas Compensatórias.
A China diz ainda que medidas podem prejudicar seriamente o sistema comércio multilateral baseado em regras e “são discriminatórios e protecionistas por natureza”.
Nesta tarde, foi encerrado o prazo dado pelo presidente Donald Trump para que a China recuasse das tarifas retaliatórias de 34% contra os EUA anunciadas na semana passada.
O que é uma solicitação de consulta?
Segundo a OMC, a solicitação de consultas inicia formalmente uma disputa na OMC.
As consultas dão às partes uma oportunidade de discutir o assunto e encontrar uma solução satisfatória sem prosseguir com o litígio. Após 60 dias, se as consultas não resolverem a disputa, o reclamante pode solicitar a adjudicação por um painel.
Link original