Guerras começaram em conflitos comerciais, diz Lula sobre tarifaços

Guerras começaram em conflitos comerciais, diz Lula sobre tarifaços

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar, nesta terça-feira (22) em Brasília, os tarifaços ao redor do mundo e afirmou que guerras militares do passado se iniciaram a partir de divergências comerciais. O petista esteve ao lado do presidente chileno, Gabriel Boric, na ocasião.

“Eu dizia ao presidente Boric que é necessário muito cuidado, porque algumas guerras começaram exatamente por conta das divergências comerciais”, afirmou no Fórum Empresarial Brasil-Chile, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Lula ainda voltou a chamar as tarifas estabelecidas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, de uma “guinada” na ordem global e de “maior política de taxação que o mundo já viu”.

“O multilateralismo pode estar sendo jogado no lixo para que tenha lugar o protecionismo que nunca ajudou ninguém. Nosso crescimento se deve à possibilidade de relação comercial com todo o mundo”, disse ainda.

Ao lado de Lula, Boric também criticou a guerra comercial mundo afora.

“Cremos que o comércio é para gerar riqueza e repartir essa riqueza. Quando se opta pelo protecionismo e se quebram cadeias de valor importantes, os prejudicados não são as elites políticas, são as famílias, os empregos, os pequenos produtores”, disse.



Link original
Publicações relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.