O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta quarta-feira que o Congresso vai buscar a compensação “menos danosa” à isenção do imposto de renda (IR) para aqueles que ganham até R$ 5 mil.
“Nossa função é trabalhar para melhorar o texto do governo. Eu não tenho dúvidas que pela capacidade de diálogo do presidente Arthur [Lira, ex-presidente da Câmara], dos deputados que irão compor a comissão especial, assim será possível encontrar a compensação, digamos assim, menos danosa ao país. E é isso que vamos buscar para fazer essa correção aos 10 milhões de brasileiros que passarão a ter isenção do imposto de Renda”, afirmou.
A declaração foi dada durante o “CNN Talks – Especial CNN Money: Pulso Econômico | As Novas Regras do Jogo”, o primeiro evento do canal de economia.
Motta determinou a instalação de uma comissão especial para analisar o texto enviado pelo governo. Além disso, declarou que disse ao presidente Lula que o Congresso faria alterações na proposta, especialmente no que abrange a compensação. Ele designou o ex-presidente da Câmara Arhur Lira (PP-AL) para ser o relator da proposta.
“A ideia do governo de corrigir essa distorção na cobrança de tributos é vista com bons olhos dentro da Casa, então eu vejo como ponto pacífico a questão da isenção até R$ 5 mil, e irá ser discutida agora a forma mais eficiente de se compensar”, destacou.
Link original