Pix, IA e crédito imobiliário: confira prioridades do BC para 2025

Pix, IA e crédito imobiliário: confira prioridades do BC para 2025

O Banco Central (BC) divulgou, nesta quinta-feira (24), a lista de prioridades regulatórias da autoridade monetária para 2025 e 2026.

Entre os destaques, está a continuação do foco no Pix. O BC pretende avançar com a implementação do Pix parcelado e do Pix em garantia. O Banco Central também quer melhorar os mecanismos de segurança do sistema de pagamento instantâneo.

A autoridade monetária ainda elencou como prioridade a implementação de um novo modelo de funding para o crédito imobiliário, que hoje tem grande dependência dos depósitos na caderneta de poupança.

“Temos um debate importante sobre crédito imobiliário. É consenso hoje que nosso modelo de hoje tem apresentado esgotamentos. Vamos conduzir esse debate”, disse o diretor de Regulação do BC, Gilneu Vivan.

Vivan, no entanto, não deu mais detalhes sobre a implementação dessa proposta, alegando que os trabalhos regulatórios ainda estão em fase de discussão.

A tokenização de ativos financeiros também está entre as prioridades do Banco Central para os próximos anos. A tecnologia, que transforma ativos tradicionais em representações digitais negociáveis, é vista como estratégica para modernizar o mercado financeiro.

Outro foco da autoridade monetária é a inteligência artificial – setor que avança rapidamente e tem ganhado espaço no sistema financeiro. Segundo o diretor de Regulação do BC, Gilneu Vivan, a intenção é garantir que o uso da IA ocorra de forma segura e alinhada às normas do mercado.

Renda até R$ 12 mil: o que muda no programa Minha Casa, Minha Vida



Link original
Publicações relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.