O sentimento do consumidor está em queda vertiginosa e as empresas estão dizendo ao Federal Reserve (banco central dos EUA), que estão profundamente preocupadas com os níveis de contratação e investimento, em um ambiente incerto devido às tarifas.
O presidente do Fed, Jerome Powell, disse que a economia pode piorar, mesmo que permaneça saudável hoje.
“Pode ser que sim. Só que ainda não apareceu”, disse Powell em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (7).
“Empresas e famílias, em geral, estão preocupadas e, adiando decisões econômicas de vários tipos, e, sim, se isso continuar, e nada ocorrer para aliviar essas preocupações, seria de se esperar que isso começasse a aparecer nos dados econômicos. Talvez não apareça da noite para o dia. Mas apareceria ao longo das semanas e dos meses. E pode ser isso que aconteça. Mas ainda não aconteceu”.
Powell observou que a narrativa pode mudar se a política tarifária for alterada. Os Estados Unidos e a China se reunirão neste fim de semana para tentar desescalar a guerra comercial, e o governo Trump sugeriu possíveis acordos comerciais com alguns aliados.
“Podem acontecer coisas que mudarão essa narrativa. Quer dizer, elas ainda não aconteceram, mas é possível imaginar”, disse Powell.
“Ainda é uma economia saudável, embora envolta em um sentimento muito negativo e profundo por parte das pessoas e das empresas”.
O Federal Reserve e o mercado de ações esperavam taxas mais baixas este ano, com a desaceleração da economia. As tarifas podem atrapalhar essas mudanças, disse o presidente do Fed, Jerome Powell, recusando a se comprometer com qualquer corte de juros em 2025.
“Vai depender”, disse Powell. “Acho que é preciso dar um passo para trás e perceber que é por isso que estamos onde estamos. Sabe, vamos precisar ver como isso evolui”.
Powell afirmou que há casos em que seria apropriado que o Fed cortasse os juros este ano — mas há casos em que não.
“E simplesmente não conseguimos dizer até sabermos mais sobre como isso vai se resolver e quais são as implicações econômicas para o emprego e a inflação. Não posso afirmar com segurança qual será o caminho apropriado”, disse Powell em entrevista coletiva após a última decisão política do Banco Central.
Embora Powell tenha afirmado que as tarifas não mudarão a missão do Fed de manter o desemprego e a inflação baixos, elas podem deixar a situação bem mais complexa.
Link original