Comunidade TC: mercado reage à Opep+ e à guerra tarifária

Comunidade TC: mercado reage à Opep+ e à guerra tarifária

O mercado financeiro global experimentou uma semana de volatilidade, impulsionada por decisões da Opep+ e pela escalada nas tensões comerciais entre Estados Unidos e China. Os investidores reagiram a uma série de eventos que afetaram os preços do petróleo e as bolsas de valores.

No domingo (4), a Opep+, grupo de países exportadores de petróleo, anunciou a decisão de acelerar o aumento da oferta de petróleo. Esta medida surpreendeu os investidores e teve repercussões imediatas no mercado.

O petróleo Brent registrou uma queda de mais de 4% na madrugada de segunda-feira (5), conforme apontado pelo analista Richard Rodrigues. Como consequência, a Petrobras liderou as baixas no pregão da bolsa de valores brasileira no mesmo dia.

Paralelamente, o mercado operava com cautela, antecipando decisões de política monetária e observando atentamente a disputa comercial global iniciada por Donald Trump.

Uma reviravolta inesperada ocorreu na terça-feira (6), quando foi anunciado que o primeiro round das negociações comerciais entre Estados Unidos e China seria realizado na Suíça.

A notícia sobre esta reunião, que contará com a presença do secretário do Tesouro americano, Scott Bassett, impulsionou os futuros do S&P nos Estados Unidos, como destacado pelo analista Patrick Pasek.

Contudo, Israel Massa ressaltou que a resolução dessa guerra comercial pode ser um processo demorado.

A volatilidade do mercado foi evidenciada na quarta-feira (7), quando Trump descartou a possibilidade de reduzir a tarifa de 145% sobre produtos chineses, causando uma queda nos mercados.

Esta declaração ocorreu momentos antes do anúncio do Federal Reserve sobre a manutenção das taxas de juros, sinalizando uma atividade econômica sólida e inflação elevada nos Estados Unidos.

No cenário brasileiro, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) foi o papel mais comentado na comunidade de investidores.

A empresa divulgou resultados do primeiro trimestre, revelando prejuízo e aumento na alavancagem. Adicionalmente, uma operação de venda de ações realizada pelo empresário Nelson Tanuri impactou negativamente as ações do GPA, que fecharam a terça-feira com queda de 20%.

Outro ativo em destaque foi a Prio, que registrou alta após anunciar a aquisição de 100% do campo de Peregrino na semana anterior. Os investidores permaneceram atentos ao papel desta empresa, especialmente com a divulgação de seus resultados financeiros.

Existe um problema estrutural na economia do mundo, diz professor

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.


Link original
Publicações relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.