Nesta terça-feira (13), a Circle Economy divulgou o relatório anual sobre economia circular. Segundo os números, a circularidade global caiu para 6,9%.
Ou seja, apenas 6,9% dos materiais do mundo são secundários, aqueles resíduos recuperados no final da vida útil.
Dessa parcela de 6,9%, 49,6% são resíduos de construção e demolição e 44% são industriais. Outra parte menor, que representa 6,4%, são resíduos sólidos municipais e lixos especiais.
A organização calcula a circularidade global desde 2018, quando chegaram em uma taxa de 9,1%. O relatório de 2025 foi divulgado nesta terça-feira (13), durante o Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF).
No evento, Matthew Fraser, diretor da Circle Economy, afirmou que essa é uma tendência de queda que decepciona.
Outro número aparece em destaque no relatório: Apenas 11,2% são resíduos destinados a reciclagem.
“Se nós reciclássemos tudo que podemos reciclar, esse indicador de 6,9% seria de 25%”, afirmou Fraser.
O relatório aponta outros dez indicadores. Fraser destacou dois: biomassa neutra de carbono e energia de origem fóssil.
Segundo os dados, 21,5% dos materiais são biomassa neutra em carbono. Este número quantifica a participação de biomassa primária renovável em materiais processados.
Frase explica que “estamos colocando mais carbono na atmosfera, ao invés de sequestrá-lo”.
O relatório aponta ainda que 13,3% dos materiais que entram na economia são combustíveis fósseis usados para fins energéticos. Responsável por 20% das emissões de gases do efeito estufa.
Este indicador representa os vetores de energia de origem fóssil — como os derivados de petróleo, carvão e gás natural queimados para obtenção de energia.
Esses fluxos são inerentemente não circulares: à medida que são queimados, liberam gases de efeito estufa na atmosfera.
Uma vez liberadas, essas emissões são quase impossíveis de serem recuperadas ou reutilizadas na velocidade, escopo e escala necessários para limitar o aquecimento a 1,5 grau.
Sobre o relatório
O Circularity Gap Report (CGR) de 2025 revela os resultados mais recentes sobre a circularidade global.
Há quase uma década, o CGR tem fornecido a formuladores de políticas, líderes da indústria e defensores as informações essenciais para repensar o uso de recursos em áreas como habitação, mobilidade e nutrição.
Sobre o Fórum Mundial de Economia Circular
Os resultados foram divulgados durante o Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF).
O fórum é uma iniciativa do Fundo Finlandês de Inovação Sitra e é organizado em conjunto com a FIESP, a CNI, a ApexBrasil e o SENAI.
Em sua nona edição, o fórum aborda temas relevantes de economia circular para a América Latina e para o mundo. O evento acontece nesta terça-feira (13) e na quarta-feira (14), no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
O WCEF 2025 reúne os principais especialistas globais para debater a necessidade urgente de adotar um novo modelo econômico e oferece ao setor produtivo a oportunidade de compartilhar soluções e estratégias empresariais para essa transição vital, promovendo a colaboração além-fronteiras.
Nova regra dos retrovisores: veja o que mudou e evite surpresas
Link original