O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (15) que o governo federal discute novas medidas de ajuste fiscal.
Haddad, ao ser questionado se haveria um novo pacote de corte de gastos, como o apresentado no ano passado, afirmou que o uso da palavra “pacote” não é adequado para o que está sendo discutido. Segundo ele, trata-se de “medidas pontuais”.
“Únicas medidas que estão sendo preparadas são pontuais para o cumprimento da meta fiscal, como fizemos no ano passado. Estamos identificando onde estão os gargalos e problemas. Não dá para chamar de pacote. São medidas pontuais voltadas exclusivamente para o cumprimento da meta fiscal’, disse o ministro.
Haddad afirmou ainda que o governo estuda medidas tanto do ponto de vista das receitas quanto das despesas.
Segundo o ministro da Fazenda, que evitou dar detalhes sobre as discussões, as medidas seriam apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, mas o presidente foi ao Uruguai, para o velório de Pepe Mujica, ex-presidente do país.
A expectativa é de que as reuniões com o presidente aconteçam na próxima semana.
Em 2024, o governo apresentou um pacote de ajustes fiscais que, segundo cálculos da própria equipe econômica, já foi responsável por uma economia superior a R$ 30 bilhões.
Link original