Mais de 80% das pessoas — ou 8 em cada 10 delas — afirmaram estarem abertas à aplicação de inteligência artificial (IA) para organizar suas finanças e tomar melhores decisões, segundo levantamento exclusivo à CNN realizado pelo PicPay.
A pesquisa foi realizada durante o Web Summit Rio 2025, que reuniu 34 mil pessoas.
Entre os destaques, 82% dos entrevistados afirmaram que aceitariam deixar a IA monitorar seus gastos em troca de descontos personalizados, enquanto 80% consideraram a possibilidade de delegar decisões financeiras a agentes autônomos — como são conhecidas essas ferramentas de IA — para obter melhores retornos.
Quando questionados sobre o que mais os empolga acerca da IA, a maioria apontou o potencial de ganhar mais dinheiro.
Já pouco mais de 31% destacaram que usariam a ferramenta para economizar dinheiro, enquanto pouco mais de 28% têm a pretensão de melhorar o controle e segurança financeira.
Anderson Chamon, cofundador e VP Executivo de Novos Negócios do PicPay, disse que os agentes autônomos serão o próximo passo da IA generativa no setor.
“Estamos falando de uma IA que entende o cliente, toma decisões por ele e talvez nem precise de um aplicativo bancário”, afirmou Chamon.
Link original