A Líder Aviação, companhia de aviação executiva, operou na tarde desta terça-feira (20), o primeiro voo da aviação geral no país utilizando combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês).
A viagem ocorreu no Rio de Janeiro com um helicóptero que transportava funcionários da empresa de energia Equinor até plataformas em alto-mar.
O voo teve como ponto de partida o Aeroporto de Jacarepaguá, na capital fluminense, e foi abastecido com um blend (mistura) composto por 10% de SAF e 90% de JET A fóssil, conforme autorizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O biocombustível foi produzido a partir de óleo de cozinha usado, conhecido como UCO (Used Cooking Oil).
A aeronave, modelo S92, foi abastecida pela Vibra, única fornecedora desse tipo de combustível no Brasil, por meio da BR Aviation, unidade de negócios da companhia responsável pelo abastecimento de aeronaves e atividades correlatas.
O blend adotado no voo pode ser utilizado nos motores atuais sem a necessidade de adaptação, permitindo a transição gradual para o novo modelo de abastecimento.
Considerando o blend e o potencial de redução de emissões do SAF, foram emitidos cerca 9% menos dióxido de carbono (CO2) na operação desta terça-feira. “Estamos dando um passo concreto na direção de uma operação mais sustentável e comprometida com as futuras gerações, afirma o diretor geral de Operações de Helicópteros da Líder Aviação, Diego Reis.
Fundada há 66 anos, a Líder Aviação conta com uma frota de mais de 50 aeronaves, atuando em cinco unidades de negócio: fretamento e gerenciamento de aeronaves, serviços aeroportuários, vendas e aquisições de aeronaves, serviços de manutenção e operações de helicópteros para a indústria de óleo e gás.
Link original