Leilão de floresta equivalente a três cidades de SP tem três vencedores

Leilão de floresta equivalente a três cidades de SP tem três vencedores

Três diferentes grupos arremataram lotes no leilão pela concessão de manejo da Floresta Nacional do Jatuarana, localizada no município de Apuí, no sul do Amazonas. O certame foi realizado nesta quarta-feira (20) na sede da B3, em São Paulo, com presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

O projeto envolve a concessão, por 37 anos, de 453 mil hectares de floresta — área equivalente a três cidades de São Paulo. A estimativa é de que toda a floresta pode gerar arrecadação anual de R$ 32,6 milhões a partir do manejo sustentável, com extração de recursos naturais e oferta de turismo.

Nesta modalidade, em troca da exploração sustentável, as empresas se comprometem a manter a floresta de pé, combatendo atividades ilegais como a grilagem de terras, o garimpo ilegal, o desmatamento e os incêndios florestais. Além disso, as concessionárias repassam periodicamente valores ao governo.

O primeiro lote da floresta (176 mil hectares) foi arrematado pela OC Prime Comércio e Industrialização de Madeiras; o segundo e maior (194 mil hectares), pela E. Duarte da Silva Ltda; o terceiro (39 hectares) e o quarto (43 hectares), pela Brasil Tropical Pisos Ltda.

As vitórias das proponentes foram definidas por critério que combina pontuação técnica — com base nas propostas ambientais e sociais apresentadas — e oferta financeira, considerando o valor por metro cúbico de madeira em tora e o valor fixo da outorga.

O manejo no âmbito da concessão não atribui ao parceiro privado direito sobre a titularidade da floresta. Os contratos permitem a exploração limitada dos recursos, mas os patrimônios continuam sendo da União, com fiscalização da concessão pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

Água pura no radiador é risco para o motor: confira o que usar



Link original
Publicações relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.