O assessor comercial do presidente Donald Trump, Peter Navarro, minimizou as fortes perdas do mercado de ações de hoje logo após o fechamento, argumentando que o mercado está seguindo um curso típico.
“Ontem tivemos a maior alta da história do mercado de ações. É claro que vai haver uma pequena retração. A questão é que efeito você vai dar a isso de volta. É apenas uma retração normal depois de um grande dia. Não é grande coisa”, disse Navarro à CNN Internacional.
Um “retraçamento” refere-se a uma mudança na direção de um ativo financeiro ou do mercado, afastando-se de uma tendência geral, que é, em última análise, temporária e não chega a sinalizar uma mudança maior.
Pressionado pela CNN Internacional sobre se ele estava presente quando o presidente Donald Trump decidiu suspender tarifas sobre dezenas de países esta semana, Navarro disse que “nunca” fala sobre o que acontece na Casa Branca.
“Eu nunca falo sobre o que acontece lá”, disse Navarro apontando para a Casa Branca. “O que acontece no [Salão] Oval, fica no Oval.”
O mercado de ações, recém-saído do seu terceiro melhor dia da história moderna, está voltando à realidade. Embora Trump tenha suspendido a maioria de suas tarifas “recíprocas”, seus outros impostos de importação massivos já causaram danos significativos.
Enquanto isso, Trump não está recuando em sua guerra comercial com a China, com a Casa Branca esclarecendo hoje que os produtos vindos da China agora estão sujeitos a uma tarifa de pelo menos 145% — ainda mais alta do que se pensava anteriormente.
Link original