O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse em entrevista a jornalistas, em evento na capital paulista nesta sexta-feira (9), acreditar que a inflação de 2025 será menor que a prevista pelo Boletim Focus, que coleta expectativas do mercado para indicadores macroeconômicos.
“Estou confiante que vamos terminar o ano um pouco melhor do que as projeções e ter um ano que vem mais confortável […] Em relação às projeções do Focus, por exemplo, estou mais confiante no arrefecimento da inflação daqui para o final do ano”, disse.
O último Boletim Focus prevê que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) terminará o ano de 2025 em 5,53% — o que significa um dado quase um ponto percentual acima da tolerância da meta de inflação perseguida pelo Banco Central (BC), de 4,5%.
Questionado sobre o quanto acredita que a inflação ficará abaixo das previsões do mercado, Haddad disse que o assunto deve ser tratado junto à Secretaria de Política Econômica (SPE) da pasta.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta, o IPCA teve alta de 0,43% em abril. O ministro disse que o dado está “em linha com o projetado” pela Fazenda.
Haddad participou na sede da B3 em São Paulo de evento sobre a calculadora Revar, ferramenta da Receita Federal, que com dados da Bolsa, auxilia o investidor a calcular o Imposto de Renda (IR) sobre operações de renda variável.
68% dos trabalhadores estão insatisfeitos com salário, diz Serasa
Link original