O principal indicador da bolsa de Buenos Aires, o índice S&P Merval, encerrou esta terça-feira (18) em alta de 6,1%, recuperando as perdas da véspera após polêmica envolvendo o presidente da Argentina, Javier Milei.
Na sexta-feira (14), Milei recomendou, aos seus seguidores pela rede social X, a compra de um criptoativo pouco conhecido, $Libra. Na segunda-feira (17), a bolsa argentina cedeu 5,58%.
Logo na esteira do comentário, o valor da moeda digital saltou. Horas depois, porém, o ativo despencou. Vendo o movimento, o presidente da Argentina deletou a postagem original e escreveu uma nova mensagem se retratando.
“Eu não estava ciente dos detalhes do projeto e, quando descobri, decidi não continuar conferindo publicidade a ele”, afirmou Milei.
A Presidência argentina informou que Milei se reuniu com representantes da empresa em outubro de 2024. Na ocasião, um “projeto de financiamento de empreendimentos privados na República Argentina utilizando a tecnologia blockchain foi apresentado”.
Por isso, o comunicado defendeu que “o presidente compartilhou a publicação em suas contas pessoais, assim como faz com empreendedores que desejam lançar um projeto na Argentina para criar empregos e obter investimentos”.
O gabinete de Milei afirma que o presidente acionou o “Gabinete Anticorrupção para apurar se houve conduta imprópria por parte de algum membro do governo nacional, incluindo o próprio presidente”.
Na noite de segunda, Milei falou em uma entrevista à TN, afiliada da CNN na Argentina, que agiu “de boa-fé” com sua postagem sobre a criptomoeda.
Em meio à recuperação desta terça, o porta-voz da presidência da Argentina, Manuel Adorni, disse que era “insultante” especular que propinas estariam envolvidas no caso.
Link original