Os mercados asiáticos despencaram na abertura de segunda-feira (7), aprofundando a derrocada global das ações desencadeada pela guerra comercial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O índice de referência japonês Nikkei caiu mais de 8% logo após a abertura. A média de ações, que rastreia 225 das empresas mais valiosas do país, caiu abaixo do nível de 33.000 pela primeira vez desde agosto de 2024, de acordo com a Reuters. O índice Topix mais amplo foi negociado mais de 9% abaixo.
Enquanto isso, o Kospi da Coreia do Sul caiu mais de 4,8% logo após a abertura. O índice de referência ASX 200 da Austrália caiu 6,3% no pregão da manhã, enquanto o NZX 50 da Nova Zelândia perdeu mais de 3,5%.
Os mercados asiáticos estão acompanhando o pior período de dois dias para ações de Wall Street em cinco anos.
Os futuros de ações dos EUA despencaram na noite de domingo (6) após duas sessões de liquidações que varreram mais de US$ 5,4 trilhões em valor de mercado.
As ações dos EUA devem abrir em forte queda na segunda-feira, colocando o S&P 500 à beira de um mercado em baixa — um declínio de 20% em relação ao seu pico e um sinal ameaçador para os investidores e talvez para a economia em geral.
Link original