Os principais índices de Wall Street subiam nesta segunda-feira (10), recuperando-se das quedas da semana passada, com as siderúrgicas subindo depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que irá impor tarifas adicionais sobre as importações de aço e alumínio.
A mais recente escalada comercial de Trump ocorreu no domingo, quando ele disse que implementará tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para os EUA, que se somarão às tarifas existentes sobre os metais.
A U.S. Steel avançava 3,3% depois que o secretário-chefe do gabinete do Japão disse que a Nippon Steel está considerando propor uma mudança em sua abordagem em relação à empresa.
Ações de outras siderúrgicas também subiam, com a Cleveland-Cliffs avançando 13,2%, e a Nucor ganhando 7,3%. A Alcoa tinha alta de 3,2%.
Trump também disse no domingo que anunciará tarifas recíprocas sobre vários países na terça ou quarta-feira, com vigência quase imediata, igualando as taxas cobradas por cada parceiro comercial.
“Estamos certamente em um território não marcado. Não é todo dia que um governo é tão decisivo com seus poderes executivos a ponto de tomar tantas medidas”, disse Giuseppe Sette, presidente da empresa de pesquisa de mercado Reflexivity.
O Dow Jones subia 0,28%, a 44.428,86 pontos. O S&P 500 tinha alta de 0,65%, a 6.064,89 pontos, enquanto o Nasdaq Composite avançava 1,19%, a 19.756,61 pontos.
Cinco dos 11 setores do S&P 500 eram negociados em alta, com as ações do setor de energia liderando os ganhos com um aumento de 1,6%, enquanto as empresas de tecnologia subiam 1,3%.
Serasa: brasileiros demoram a fazer plano financeiro de aposentadoria
Link original