Campos Neto é autorizado a dar palestras após deixar o Banco Central

Campos Neto é autorizado a dar palestras após deixar o Banco Central

A Comissão de Ética Pública (CEP) autorizou o ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a atuar como palestrante em eventos organizados por Riverwood Capital, Mondelez e o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). A decisão foi tomada em reunião realizada no dia 27 de janeiro.

Campos Neto foi nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e foi o primeiro banqueiro central indicado por ex-governo a trabalhar com o Executivo diferente. O economista deixou o cargo em 31 de dezembro de 2024, após cinco anos no cargo. No lugar dele, Gabriel Galipolo, que foi número dois no ministério da Fazenda e indicado pelo presidente Lula, assumiu a posição.

 

 

A consulta à CEP foi feita para avaliar se sua participação nos eventos configuraria conflito de interesse.

Na decisão, o órgão concluiu que não há impedimentos para que Campos Neto atue como palestrante, desde que respeite restrições ao uso de informações sigilosas obtidas durante sua passagem pelo setor público.

A CEP o alertou para observar “o dever de abstenção quanto à divulgação e utilização de informações privilegiadas” e evitar qualquer ação que possa gerar “dúvidas razoáveis por parte da sociedade quanto à integridade e transparência da Administração Pública”.

Com a autorizacao, Campos Neto poderá participar dos eventos entre março e maio deste ano. As palestras estão previstas para 6 de março em São Paulo (IBGC), 18 de abril nos Estados Unidos (Riverwood Capital) e 22 de maio novamente em São Paulo (Mondelez).

Comissão de ética

A Comissão de Ética Pública é um órgão vinculado à Presidência da República responsável por zelar pela conduta de autoridades do alto escalão do governo federal. Entre suas atribuições, estão a análise de eventuais conflitos de interesse e a aplicação do Código de Conduta da Alta Administração Federal, podendo impor sanções e recomendar medidas para preservar a integridade da administração pública.

 

Frutas lideram alta de preços dos alimentos; veja quais mais subiram



Link original
Publicações relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.