O ministro dos Transportes, Renan Filho, disse em entrevista ao CNN Money, nesta quinta-feira (8), que o presidente Lula assinará em sua visita à China memorandos prevendo que o gigante asiático reforce investimentos para ferrovias no Brasil. O petista inicia a visita no domingo (11).
“O presidente Lula vai à China e assinará memorandos e entendimentos […] com essa guerra tarifária, o Brasil virou um centro de oportunidades, e a China quer materializar investimentos importantes em ferrovia no país. Estamos na fase final de negociação”, disse o ministro.
Segundo o ministro, o foco dos investimentos chineses deve ser as ferrovias de Integração Centro-Oeste (Fico) e de Integração Leste-Oeste (Fiol). Este corredor de 2,7 mil quilômetros de trilhos cortaria o Brasil horizontalmente, passando pelos estados da Bahia, Tocantins, Goiás e Mato Grosso.
O projeto poderia potencializar o fluxo de mercadorias do interior do Brasil rumo a oeste, especialmente em direção ao Porto de Chancay, no Peru — megaprojeto que contou com US$ 3,5 bilhões em investimento chinês e serve como “porta de saída” para produtos da América do Sul irem à Ásia.
Para Renan Filho, o cenário global atual, marcado pelo tarifaço do presidente norte-americano, Donald Trump, joga a favor dos investimentos internacionais no Brasil, especialmente o chinês.
Existe um problema estrutural na economia do mundo, diz professor
Link original