China usa vídeo de Ronald Reagan para criticar tarifaço de Trump; entenda

China usa vídeo de Ronald Reagan para criticar tarifaço de Trump; entenda

A Embaixada da China nos Estados Unidos compartilhou em seu perfil no X (ex-Twitter) um vídeo do ex-presidente norte-americano Ronald Reagan criticando a imposição de tarifas comerciais como medida protecionista. Reagan comandou a Casa Branca entre 1981 e 1989.

No vídeo, Reagan diz que as tarifas podem até provocar um efeito positivo no curto prazo para o país que as implementam, mas ressalta que a prática comercial não se sustenta. O ex-presidente afirma que, no longo prazo, altas tarifas provocam colapsos de mercados e aumento do desemprego.

“Algumas vezes, por pouco tempo, funciona. Mas somente por pouco tempo. O que geralmente ocorre é: primeiro, indústrias nacionais começam a confiar na proteção governamental na forma de tarifas altas. Elas param de competir e param de produzir, de inovar e promover mudanças tecnológicas”, diz Reagan no vídeo.

Em seguida, ele completa: “Tarifas altas inevitavelmente levam a retaliações por outros países e o desencadeamento de ferozes guerras comerciais. O resultado é mais tarifas, mais barreiras e menos competição

“Após os Estados Unidos anunciarem tarifas recíprocas às importações chinesas, Pequim retaliou e impôs tarifas adicionais de 34% sobre os produtos norte-americanos.

Diante da posição da China em não recuar, o presidente dos EUA, Donald Trump, determinou uma tarifa adicional ao país asiático. Com isso, as tarifas norte-americanas contra os produtos chineses já somam 104%.

Nesse contexto, a China reagiu à imposição de tarifas comerciais de mais de 100% por Trump e aumentou as taxas adicionais sobre os produtos norte-americanos para 84% nesta quarta-feira (9).

“Em breve, por conta dos preços feitos artificialmente por altas tarifas, subsidiado por ineficiência e por má gestão, pessoas param de comprar. Então, o pior acontece. Mercados encolhem e colapsam, empresas e empresas demitem milhões de pessoas”, diz Reagan no vídeo.

O vídeo é de 1987 e foi publicado pela Embaixada da China nos Estados Unidos em 7 de abril, um dia antes de Trump anunciar novas tarifas aos produtos chineses.

“Ronald Reagan vs #tarifas: discurso de 1987 encontra nova relevância em 2025”, diz a Embaixada na publicação.

Tarifas “recíprocas” de Trump não são o que parecem; entenda



Link original
Publicações relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.