Confiança empresarial na Alemanha fica estável em fevereiro

Confiança empresarial na Alemanha fica estável em fevereiro

A confiança das empresas da Alemanha ficou estável de forma inesperada em fevereiro, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, dificultando a tarefa do futuro governo após a eleição federal de domingo, na qual os partidos prometeram tirar a maior economia da Europa da recessão.

O instituto Ifo disse que seu índice de clima de negócios permaneceu estável em 85,2 em fevereiro, após revisar ligeiramente para cima a leitura de janeiro, a 85,2.

Analistas consultados pela Reuters previam um aumento na leitura para 85,8.

A eleição de domingo (23) deu a vitória ao bloco conservador CDU/CSU, de Friedrich Merz, que prometeu reduzir a burocracia, incentivar o investimento e baixar os preços de energia a fim de impulsionar a economia do país, que está contraindo.

O índice de condições atuais do Ifo caiu de forma inesperada para 85,0 em fevereiro, de 86,0 em janeiro, enquanto o índice de expectativas subiu de 84,3 para 85,4, de acordo com a pesquisa mensal do instituto com cerca de 9.000 empresas.

“A economia alemã está em compasso de espera”, disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest, no momento em que o país entra em uma fase de negociações para a formação de um novo governo em que uma grande coalizão parece ser o resultado mais provável.

Analistas apontaram alguns sinais de estabilidade no horizonte, mas também alertaram que uma forte oposição composta por partidos de extrema-esquerda e de extrema-direita pode complicar os esforços de reforma, por exemplo, das regras fiscais do país.



Link original
Publicações relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.