O grupo de atacarejo Assaí registrou um crescimento expressivo no lucro líquido ajustado do quarto trimestre de 2024, atingindo R$ 430 milhões, um aumento de 44,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Em entrevista ao CNN Money nesta quarta-feira (26), Vitor Fagá, CFO do Assaí, compartilhou detalhes sobre os resultados e as perspectivas da empresa.
Fagá destacou que ao longo de 2024, a companhia passou por um processo de gestão da dívida, conseguindo renovar operações que venceriam em 2024 e antecipar outras previstas para 2025 e 2026.
“Conseguimos aumentar o prazo médio, que é muito importante, e reduzir também o custo. O custo médio da dívida do Assaí era de CDI mais aproximadamente 1,5%. E ao final de 2024 passou a ser CDI mais 1,36%”, explicou o executivo.
O CFO ressaltou a continuidade das estratégias adotadas no último ano, com foco no crescimento da companhia, que superou os 10% em 2024, atingindo uma receita líquida superior a R$ 80 bilhões.
Fagá enfatizou a importância de manter o equilíbrio entre rentabilidade e controle de despesas, permitindo oferecer preços atrativos aos consumidores.
A desalavancagem também foi um ponto destacado pelo executivo. A empresa atingiu uma relação de 3,04 vezes dívida líquida sobre Ebitda ao final de 2024, superando o guidance estabelecido.
Para 2025, a expectativa é reduzir ainda mais esse índice, chegando a 2,6 vezes.
Segundo o executivo, o Assaí planeja continuar investindo na implementação de serviços como padaria, açougue e empório em suas lojas. Ele afirma que a estratégia traz um fluxo maior de consumidores e melhorado a experiência de compra.
A empresa encerrou 2024 com 618 serviços implementados e espera evoluir nessa frente ao longo de 2025.
Outro ponto importante é a maturação das lojas convertidas de hipermercados para o formato de atacarejo. O CFO ressaltou que as unidades convertidas em 2022 já apresentam uma venda por loja maior que a média da companhia e níveis de rentabilidade similares.
Empresas de vale-refeição apresentam medidas para reduzir taxas
Link original