O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participará de um jantar organizado pelo Milken Institute com investidores internacionais durante sua viagem à Califórnia, nos Estados Unidos.
Na ocasião, o foco do chefe da pasta econômica deve ser ter um panorama da economia norte-americana, sobretudo, diante das tarifas, conforme apurou a CNN.
No entanto, não está previsto, até o momento, um encontro entre Haddad e autoridades norte-americanas. A CNN apurou que a viagem aos EUA foi planejada antes da posse do presidente Donald Trump.
O ministro viaja para Los Angeles na próxima sexta-feira (2). No cronograma da viagem, também estão previstas agendas em San José, nos EUA, e na Cidade do México, capital mexicana.
O objetivo principal da viagem será participar da Conferência Global Milken Institute, que será realizada na próxima segunda-feira (5). Dentre os assuntos que Haddad pretende abordar, estão: COP30, economias brasileira e global.
Haddad vai aproveitar a viagem para divulgar o plano nacional de data centers. O novo marco deve ser lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em maio. A medida prevê incentivos fiscais, segurança jurídica e regras específicas para o setor.
Entre os compromissos previstos nos EUA, destacam-se reuniões bilaterais com Ruth Porat, CFO do Google, e com Jensen Huang, CEO da Nvidia. Também está marcada uma reunião bilateral com executivos da Amazon.
Conforme apurou a CNN, as reuniões de Haddad com Nvidia e Amazon devem ser concentradas no tema data centers. Já a agenda com o Google deve ser mais ampla, incluindo questões regulatórias.
Outro ponto de expectativa do governo é para o café da manhã que está sendo organizado pela Amcham Brasil. A expectativa é que o encontro reúna empresários brasileiros e representantes dos principais grupos econômicos norte-americanos.
Haddad também vai aproveitar a viagem para ir à Cidade do México, onde terá um encontro com Edgar Amador Zamorra, secretário da Fazenda e Crédito Público do país. A ideia é aprofundar as relações bilaterais entre as nações. Haddad volta a Brasília no dia 8 de maio.
Veja o cronograma de Haddad
Domingo (04/05)
- 20h – Jantar privado com investidores internacionais, oferecido pelo Milken Institute.
Segunda-feira (05/05)
- 9h – Reunião bilateral com Ruth Porat, CFO do Google;
- 10h – Milken Institute Global Conference Sessão privada “Global Investors View: Brazil” – Conversa com Sergio Suchodolski, fellow Milken Institute;
- 11h30 – Milken Institute Global Conference Sessão pública “Uma conversa com o Ministro da Fazenda do Brasil” – Conversa com Laura Lacey, Milken Institute;
- 15h – Reunião bilateral com Jensen Huang, CEO da Nvidia;
- 15h30 – Visita às instalações da empresa Nvidia.
Terça-feira (06/05)
- 9h – Mesa Redonda “Breakfast Roundtable with Brazil’s Minister of Finance, Fernando Haddad”, organizada pela Amcham Brasil;
- 10h30 – reunião bilateral com executivos da Amazon;
- 21h55 – Chegada à Cidade do México.
Quarta-feira (07/05)
- 9h – Café da manhã com atores econômicos brasileiros no México;
- 11h – Reunião bilateral com Edgar Amador Zamorra, secretário da Fazenda e Crédito Público do México.
Abertura comercial reduz impacto de tarifas de Trump no Brasil? Entenda
Link original