Nossa preocupação e do BC é com incerteza por guerra comercial, diz Tebet

Nossa preocupação e do BC é com incerteza por guerra comercial, diz Tebet

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou em entrevista à CNN, nesta quinta-feira (24) que a principal preocupação do governo e do Banco Central (BC) no momento é a incerteza internacional, agravada pela guerra tarifária iniciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Segundo ela, o movimento protecionista dos EUA pressiona a inflação global ao desorganizar cadeias produtivas e afetar o comércio entre grandes economias.

Tebet destacou ainda que eventos climáticos extremos, como as incidentes no Rio Grande do Sul e incêndios no norte do país, que geram perdas das safras, também contribuem para o aumento de preços, especialmente nos alimentos.

Na última terça-feira (22), o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou que a política monetária no Brasil enfrenta dificuldades de transmissão e que alguns canais podem estar “entupidos”.

Segundo ele, o BC está “tateando” o aperto na taxa de juros, atualmente em 14,25% ao ano, e que a situação fiscal do país pode exigir doses maiores dos juros para conter a inflação.

Para Tebet, o governo fez o possível na revisão de gastos, mas reconheceu que o cenário exige medidas coordenadas e que o controle da inflação depende de fatores externos fora do alcance da política fiscal.

Maior marca chinesa de celulares desembarca no Brasil



Link original
Publicações relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.