Pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA somam 213 mil

Pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA somam 213 mil

O número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego caiu na semana passada, sugerindo que o mercado de trabalho permaneceu estável no início de fevereiro.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram em 7.000, para 213.000 com ajuste sazonal, na semana encerrada em 8 de fevereiro, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira (13).

Economistas consultados pela Reuters previam 215.000 pedidos para a última semana.

Os pedidos têm apresentado uma tendência de queda até agora neste ano, o que é consistente com o número de demissões historicamente baixo.

Isso está ajudando a sustentar a expansão econômica, permitindo que o Federal Reserve suspenda os cortes na taxa de juros enquanto avalia o impacto das políticas do governo do presidente Donald Trump.

Economistas consideram inflacionária a pressão de Trump por deportações em massa de imigrantes sem documentos, tarifas sobre importações e cortes de impostos.

O banco central dos EUA deixou sua taxa de juros inalterada na faixa de 4,25% a 4,50% no mês passado, após reduzi-la em 100 pontos-base acumulados desde setembro, quando iniciou seu ciclo de afrouxamento monetário.

Apesar do baixo número de demissões, as oportunidades de trabalho para aqueles que perderam seus empregos não são mais tão abundantes como eram há cerca de um ano, com as empresas adotando uma atitude cautelosa.

O número de pessoas que receberam benefícios após uma semana inicial de ajuda, um indicador de contratação, diminuiu em 36.000, para 1,850 milhão com ajuste sazonal, durante a semana que terminou em 1º de fevereiro, segundo o relatório.



Link original
Publicações relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.