O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, disse ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que o país planeja implementar tarifas retaliatórias sobre produtos norte-americanos na próxima semana.
A medida seria uma resposta aos impostos sobre importações esperados pela Casa Branca, bem como uma nova tarifa sobre automóveis e peças anunciada na quarta-feira (26).
“O primeiro-ministro informou ao presidente que seu governo implementará tarifas retaliatórias para proteger os trabalhadores canadenses e nossa economia”, disse o gabinete do primeiro-ministro em um comunicado à imprensa na sexta-feira (28).
“Os líderes concordaram em iniciar negociações abrangentes sobre um novo relacionamento econômico e de segurança imediatamente após a eleição”, disse o comunicado, referindo-se à eleição federal do Canadá marcada para 28 de abril.
Enquanto isso, espera-se que as negociações comerciais “se intensifiquem para abordar preocupações imediatas”, acrescentou.
A ligação de sexta-feira foi a primeira entre os dois líderes.
O gabinete de Carney descreveu a conversa como “muito construtiva” e Trump disse em uma publicação nas redes sociais que a ligação foi “extremamente produtiva”.
Carney alertou ontem que o relacionamento do Canadá com os EUA mudou fundamentalmente devido às ameaças tarifárias do governo Trump, e disse que o Canadá tem “uma série de medidas que podemos tomar em resposta”.
Link original