Mais de 54 mil pessoas foram beneficiadas em 2024 pelas ações do Instituto AVB e da Aço Verde do Brasil, indústria siderúrgica com operação em Açailândia (MA). O número é quatro vezes maior em relação a 2021, quando os projetos sociais da AVB beneficiaram cerca de 10 mil pessoas. Após a consolidação do Instituto, as açõe s foram estruturadas com foco em impacto de longo prazo.
Projetos como o Parceiros da Escola, que atendeu mais de 3.400 alunos de 17 escolas da rede pública de ensino com kits de material escolar e de higiene. Além disso, os VoluntariAços — mutirões sociais promovidos em bairros periféricos — somaram mais de 1.100 atendimentos em saúde, assistência e cidadania.
Também como parte de sua estratégia desenvolvimento socioeconômico, a AVB investe continuamente na capacitação técnica e superior de seus colaboradores e jovens da região.
Por meio de uma parceria com o Senai, a empresa promove o compartilhamento de conhecimento, cooperação e desenvolvimento em processos de produção e gestão, ampliando as possibilidades de crescimento profissional.
Voltado à população do sul do Maranhão, são 15 cursos de especialização, técnico e pós-técnico que tem como foco ampliar a empregabilidade local e responder às demandas da indústria. Parte dos participantes foi contratada diretamente pela empresa, reforçando o vínculo entre qualificação profissional e oportunidades reais de trabalho.
“Em um contexto de desafios sociais persistentes, sobretudo em regiões com alta vulnerabilidade econômica, a atuação do Instituto reforça o papel do investimento social privado como ferramenta de transformação de longo prazo”, afirma Silvia Nascimento, presidente da Aço Verde do Brasil, mantenedora do Instituto.
Dignidade e desenvolvimento comunitário
O Instituto AVB adota um modelo de atuação que complementa políticas públicas e parcerias privadas, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento das comunidades no entorno de suas operações e promover o desenvolvimento social sustentável.
Nos últimos anos, ampliou sua presença regional, com ações de combate à insegurança alimentar, valorização da cultura local, apoio à população idosa, campanhas de saúde e iniciativas de voluntariado.
“Fechamos 2024 com resultados robustos e estratégicos, incluindo a distribuição de milhares de cestas básicas, atendimentos em saúde e ações. Nossas iniciativas são planejadas com foco no fortalecimento da dignidade das famílias atendidas, buscando mitigar os efeitos da vulnerabilidade social e ampliar o acesso a condições básicas de bem-estar”, destaca Luana Leandro Lima Ramalho, coordenadora de responsabilidade social do Instituto AVB.
Sobre a Aço Verde do Brasil
A Aço Verde do Brasil (AVB), empresa do Grupo Ferroeste, é uma siderúrgica especializada em aços verdes longos, localizada em Açailândia (MA), com mais de 2.700 colaboradores diretos. Sua planta industrial tem capacidade para produzir 730.000 toneladas de aço por ano, atendendo a diversos mercados em todo o Brasil. Entre seus principais produtos estão o fio máquina, os vergalhões CA-50 e CA-60, e o tarugo de aço.
Leia também: Persa Investments lidera fusão que cria potência láctea de R$ 600 milhões
Link original