O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (13) que a relação entre Brasil e China “nunca foi tão necessária” quanto nesse momento.
“A relação entre o Brasil e a China nunca foi tão necessária. A comunidade de um futuro compartilhado por um mundo mais justo e um planeta sustentável, que estabelecemos em novembro do ano passado, é uma alternativa às rivalidades ideológicas”, declarou o presidente.
O chefe do Executivo brasileiro está em Pequim, para onde levou uma comitiva e assinou cerca de 30 atos bilaterais com o país asiático.
Lula defendeu o fim da guerra comercial e voltou a pedir por uma resolução nos conflitos em Gaza e na Ucrânia.
“Há anos a ordem internacional demanda reformas profundas. Nos últimos meses o mundo se tornou mais imprevisível, instável e fragmentado. China e Brasil estão determinados a unir suas ordens contra o unilateralismo e o protecionismo. A defesa intransigente do multilateralismo é uma tarefa urgente e necessária”, disse.
“Não é exagero dizer que apesar dos mais de 15 mil quilômetros que nos separam, nunca estivemos tão próximos”, acrescentou.
Link original