O ministro da Casa Civil, Rui Costa, iniciou no último domingo (27) conversas preparatórias para a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China. Segundo Rui Costa, a sua missão à China também deve resultar em obras de infraestrutura.
Com a empresa fabricante de material rodante CRRC, o foco do encontro é ampliar parcerias para metrôs, VLTs e trens por meio de projetos do Novo PAC. A companhia já possui investimentos em metrôs nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte.
O ministro também visitou a sede da empresa chinesa CCCC e se reuniu com empresários do setor de infraestrutura.
Com a chinesa Windey Energy, o objetivo do governo brasileiro é ampliar a interação de investimentos.
Rui Costa tem compromissos marcados em Beijing e Xangai. Na quarta-feira (30), o ministro deve se reunir com a presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff.
Além de Rui Costa, também integram a comitiva o ministro das Comunicações, Frederico Filho, a presidente da Petrobrás, Magda Chambriard e o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci. A previsão é de que Lula viaje à China em maio.
EUA X China
A viagem de Rui Costa acontece em um contexto em que o Brasil busca diversificar seus parceiros comerciais diante do conflito tarifário entre Estados Unidos e China.
Embora o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenha dito que está negociando tarifas com o governo chinês, Pequim negou quaisquer negociações.
Especialistas: Brasil pode liderar transição para mercado de baixo carbono
Link original