Toyota queda de 21% nos lucros com impacto de tarifaço

Toyota vê queda de 21% nos lucros com impacto de tarifaço

A Toyota Motor previu uma queda de 21% no lucro para o atual ano fiscal nesta quinta-feira (08), à medida em que a pressão das tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump e a valorização do iene ofuscam parte da forte demanda por veículos híbridos.

A maior montadora do mundo em vendas espera que a receita operacional totalize 3,8 trilhões de ienes (US$ 26 bilhões) no ano que termina em março de 2026, contra 4,8 trilhões de ienes no ano fiscal que acabou de terminar.

Isso estava aproximadamente em linha com a média de 4,75 trilhões de ienes prevista por 25 analistas consultados pela LSEG.

A Toyota enfrenta o risco de ser atingida por amplas consequências das tarifas de Trump, não apenas pelo impacto em suas exportações para os EUA, mas também devido ao potencial de queda no sentimento do consumidor nos EUA e em outros lugares.

Aumentos de preços podem levar a uma queda no sentimento do consumidor.

O lucro menor para o próximo ano foi atribuído ao impacto negativo de um iene mais forte, bem como aos preços mais altos de materiais e ao impacto das tarifas, disse a Toyota em uma apresentação.

Como outras montadoras globais que fazem negócios na maior economia do mundo, a Toyota pode enfrentar altos custos trabalhistas e ser forçada a gastar mais em investimentos, caso decida expandir ainda mais sua base de produção nos EUA.

Embora a Toyota tenha visto suas vendas de veículos na China caírem menos do que outras montadoras japonesas, ainda tem lutado para interromper um declínio nas vendas no maior mercado automotivo do mundo em meio à forte concorrência das marcas chinesas.

Tarifas “recíprocas” de Trump não são o que parecem; entenda



Link original
Publicações relacionadas
Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.