O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (24) que poderá conceder a “muitos países” descontos nas tarifas e que planeja anunciar mais tarifas sobre automóveis nos próximos dias.
“Anunciaremos algumas tarifas adicionais nos próximos dias”, disse Trump durante uma coletiva de imprensa anunciando o plano da Hyundai de construir uma fábrica na Louisiana.
Trump não especificou quais países podem ser isentos ou o que qualificaria certos países para exceções. Nas últimas semanas, Trump disse que suas tarifas não permitiriam descontos. Mas na última sexta-feira (21) no Salão Oval, Trump disse que estaria aberto à “flexibilidade” sem definir o termo.
Hoje mais cedo, após uma reunião do Gabinete, Trump disse que tarifas sobre uma variedade de produtos serão anunciadas em um “futuro muito próximo”, aparentemente refutando algumas reportagens da Bloomberg e do Wall Street Journal deste fim de semana de que o governo adiaria essas tarifas setoriais e, em vez disso, se concentraria em tarifas recíprocas sobre um pequeno grupo de países em 2 de abril.
Esse ainda pode ser o caso: um funcionário da Casa Branca enfatizou que nenhuma decisão final foi tomada sobre o que o governo anunciaria em 2 de abril — o chamado Dia da Libertação de Trump.
Também hoje, Trump anunciou tarifas de 25% sobre qualquer país que compre petróleo venezuelano a partir de 2 de abril. Trump esclareceu posteriormente que a tarifa de 25% se somava a outras tarifas existentes.
*Com informações da CNN Internacional
Link original