O novo pacote de tarifas do governo Trump, que, por algumas medidas, é o mais alto em mais de um século, pode prejudicar significativamente a economia dos Estados Unidos e já desencadeou uma grande liquidação nos mercados globais.
Agora, enquanto os países estão começando a impor medidas retaliatórias para revidar os EUA, o secretário de Comércio, Howard Lutnick, disse que o presidente Donald Trump não revisará seus planos.
“O presidente não vai recuar”, Lutnick disse a Pamela Brown da CNN em uma entrevista realizada nesta quinta-feira (3). “Os países podem consertar suas tarifas” e barreiras comerciais não tarifárias, que, segundo ele, são “muito, muito mais severas”.
No entanto, ele não ofereceu nenhum tipo de recompensa imediata para os países que buscam mudar seus sistemas atuais para satisfazer o governo.
“A América precisa parar de ser explorada… e então, e somente então, Donald Trump fará um acordo com cada país”, afirmou.
Seus comentários foram feitos enquanto os mercados financeiros globais vivenciavam seu pior dia de negociação desde o início da pandemia.
Cinco anos de Covid: como pandemia segue impactando pequenos negócios
Link original