Os consumidores poderão realizar pagamentos por meio do Pix por aproximação a partir desta sexta-feira (28). A funcionalidade permite que os clientes façam transferências apenas aproximando o celular da máquina de cartão.
A nova tecnologia, porém, está disponível somente para usuários dos produtos do Google com celular Android, até o momento. Além disso, é necessário possuir conta em instituições financeiras já detentoras de contas de clientes participantes do Open Finance, segundo o Banco Central (BC).
O consumidor pode incluir o Pix nas carteiras digitais, também conhecidas como “wallets” no Google Pay, Apple Pay Samsung Pay entre outras, excluindo a necessidade de acessar o aplicativo da instituição financeira para executar as transações.
Em resposta à CNN, o BC informou, dia 21 de fevereiro, que “não há registro de pedido de autorização da Apple para atuar como ITP [sigla para Iniciador de Transações de Pagamento] até o momento.”
O ITP é a tecnologia que possibilita os pagamentos diretamente através da aproximação do celular, sem precisar abrir outros aplicativos.
Como saber se meu celular pode realizar pix por aproximação?
Segundo o Banco Central, o Google é o único que já tem autorização da autarquia para atuar como ITP, ou seja, somente os celulares Android já estão habilitados para pagamento pelo Pix por aproximação. Ainda assim, os consumidores com aparelho Android devem confirmar se a instituição financeira em que tem conta já está habilitada.
Segundo o BC, “esses provedores informaram que estão providenciando as adaptações necessárias para que em 28 de fevereiro, pelo menos, parte de seu parque de equipamentos já esteja habilitado”.
Como irá funcionar?
Para ativar o Pix por aproximação na carteira digital, é necessário vincular a conta na carteira, parecido com o que é feito com os cartões de pagamento.
Nesta etapa, o cliente será automaticamente direcionado para a instituição financeira onde possui conta para confirmar a autorização.
No momento do pagamento, basta optar pelo pagamento via Pix, aproximar o celular, revisar se as informações do pagamento estão corretas e confirmar.
Como liberar o Pix por aproximação no celular?
Para ativar o Pix por aproximação, o consumidor deverá vincular a conta à carteira digital do celular. Veja o passo a passo:
- Acesse a carteira digital;
- Selecione a vinculação da conta à carteira;
- O aplicativo do banco será acionado;
- Autorize a vinculação do Pix por aproximação à carteira digital;
Como fazer o pagamento com o Pix por aproximação?
Para usar o pagamento via Pix por aproximação, as etapas são semelhantes as de cartões de débito e crédito vinculados ao celular. Veja:
- Informe ao atendente o meio de pagamento;
- Revise se as informações de pagamento estão corretas;
- Aproxime o celular da máquina de pagamento;
- Autorize o Pix.
Até quanto posso pagar com o Pix por aproximação?
Segundo o Banco Central, as transações terão um valor padronizado de R$ 500,00 inicialmente. O cliente poderá diminuir o valor por transação e também criar um valor máximo por dia. Não há limites para o número de transações.
Pix e cartão de crédito: entenda as novas regras de fiscalização
Link original