As vendas de moradias usadas nos Estados Unidos caíram mais do que o esperado em janeiro, após três aumentos mensais consecutivos, uma vez que as altas taxas de hipotecas e os preços das casas sufocaram a demanda.
As vendas caíram 4,9% no mês passado, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 4,08 milhões de unidades, informou a Associação Nacional de Corretores de Imóveis (NAR, na sigla em inglês) nesta sexta-feira (21).
Economistas consultados pela Reuters previam que as vendas de moradias usadas cairiam para uma taxa de 4,12 milhões de unidades.
As vendas provavelmente refletiram os contratos assinados em novembro e dezembro. A taxa média da hipoteca de 30 anos aumentou para 6,85% na última semana de dezembro, de 6,72% em outubro, segundo dados da agência de financiamento hipotecário Freddie Mac.
As vendas aumentaram 2,0% em janeiro, em relação ao ano anterior.
“As taxas de hipoteca têm se recusado a se mover por vários meses, apesar das várias rodadas de cortes na taxa de juros pelo Federal Reserve”, disse Lawrence Yun, economista-chefe da NAR.
“Quando combinadas com os preços elevados das casas, a acessibilidade à moradia continua sendo um grande desafio.”
O relatório se somou a um declínio acentuado nas construções de moradias unifamiliares no mês passado, sugerindo que o investimento residencial enfraqueceu no início do primeiro trimestre, após ter se recuperado no trimestre de outubro a dezembro.
O estoque de casas usadas aumentou 3,5%, chegando a 1,18 milhão de unidades em janeiro. A oferta aumentou 16,8% em relação a um ano atrás. O preço médio das moradias usadas subiu 4,8% em relação ao ano anterior, para US$ 396.900 em janeiro.
Quatro novos bilionários surgiram por semana em 2024, diz Oxfam
Link original